O marketing tem evoluído ao longo dos anos. Inicialmente, marketing era visto como uma forma de gerar vendas (marketing 1.0), mas evoluiu para algo mais centrado no cliente, nos valores e no envolvimento com o cliente, chegando até ao marketing 4.0.
Kotler (2017) define o marketing 4.0 como sendo uma “abordagem que combina interações no online e no offline entre empresas e consumidores (…)”
Os negócios enfrentam agora a necessidade de serem inclusivos e sociais. De estarem presentes tanto online como offline, de se adaptar às mudanças e, ao mesmo tempo, serem autênticas.
Marketing de conteúdos, storytelling, presença em diversos canais e gerar uma experiência única com significado para o cliente são fatores que têm de ser compridos.
Um dos maiores desafios para as empresas é adaptarem-se a este novo tipo de marketing, onde a presença em diversos canais de venda – omnicanalidade – é quase mandatório.
Ao compreender as mudanças de marketing, conseguimos melhorar a forma como comunicamos o nosso negócio de forma a atingir as necessidades e exigências do consumidor.