As mudanças do marketing

5 Julho, 2021

O marketing tem evoluído ao longo dos anos. Inicialmente, marketing era visto como uma forma de gerar vendas (marketing 1.0), mas evoluiu para algo mais centrado no cliente, nos valores e no envolvimento com o cliente, chegando até ao marketing 4.0.

Kotler (2017) define o marketing 4.0 como sendo uma “abordagem que combina interações no online e no offline entre empresas e consumidores (…)”

Os negócios enfrentam agora a necessidade de serem inclusivos e sociais. De estarem presentes tanto online como offline, de se adaptar às mudanças e, ao mesmo tempo, serem autênticas.

Marketing de conteúdos, storytelling, presença em diversos canais e gerar uma experiência única com significado para o cliente são fatores que têm de ser compridos.

Um dos maiores desafios para as empresas é adaptarem-se a este novo tipo de marketing, onde a presença em diversos canais de venda – omnicanalidade – é quase mandatório.

Ao compreender as mudanças de marketing, conseguimos melhorar a forma como comunicamos o nosso negócio de forma a atingir as necessidades e exigências do consumidor.

    Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
    Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
    +351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
    cicap@cicap.pt

    Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt