Competir e saber manter a presença nas redes sociais nem sempre é fácil. No entanto, quanto melhor souber identificar erros que lhe prejudicam, melhor será para o sucesso dos seus conteúdos.
Não ter consistência
É verdade que publicar consistentemente conteúdos de qualidade é um grande desafio para a maioria das organizações. No entanto, definir períodos de publicação irá ajudar bastante a evitar entrar num ciclo vicioso de publicar ferozmente, parar por falta de tempo e voltar a tentar.
Publicar sem propósito
Ligado ao ponto anterior, publicar sem estratégia e planeamento pode prejudicar muito a sua presença nas redes sociais.
O importante é manter um equilíbrio entre qualidade e quantidade. Se sabe que não consegue publicar tão frequentemente como desejava, aposte em conteúdo de qualidade e que lhe dará algum retorno.
Não ter objetivos claros
Antes de começar a criar conteúdo para uma rede social deve ter definido alguns objetivos. Sem saber até onde quer chegar e que resultados que obter com aquilo que produz, é ir num caminho sem direção.
Os objetivos não têm que ser somente ligados àquela plataforma específica (“aumentar o número de seguidores”), podem ser objetivos que tragam vantagens para a empresa, “aumentar o número de vendas”, por exemplo.
Não monitorizar resultados
Atualmente a maioria das plataformas oferecem ferramentas para visualizar o desempenho do conteúdo, por isso não há desculpas para não o fazer!
Monitorizar o seu conteúdo permite saber o que está a funcionar, como os seus seguidores reagem a diferentes tipos de publicações e o que não está a resultar tão bem.