Google Ads

8 Março, 2021
google ads inovlancer

O Google oferece uma variedade de soluções e alternativas para que o seu negócio triunfe no online. Sem se esquecer de nada, este também oferece uma forma de publicitar simples e que vai ao encontro das suas necessidades.

O antigo Google Adwords e Google Adwords Express é agora Google Ads: uma ferramenta de publicidade online que permite às empresas anunciarem em diversos meios por toda a Web.

Com uma conta no Google Ads pode personalizar tudo – como quer anunciar, para que segmento, com que orçamento e durante quanto tempo pretende anunciar, já que pode iniciar ou parar anúncios em qualquer altura.

 

Como anunciar

O Google Ads dispõe de três campanhas principais:

  • Pesquisa – provavelmente já notou que quando pesquisa por um serviço ou produto aparece no topo de pesquisa uma página que está identificada como “Anúncio”. Esta é uma das opções de publicidade que o Google Ads oferece.
  • Display – este método recorre ao uso de imagens que são expostas em vários websites. É o tipo de propaganda que mais vemos nas redes sociais ou em qualquer outro website.
  • Vídeo– tal como o próprio nome indica, são vídeos de curta duração expostos sobretudo na rede Youtube.

 

Custo

O Google Ads é muito flexível e por isso apenas investe o que necessita, não existe qualquer tipo de requisito mínimo para se iniciar um anúncio nem uma duração contratual obrigatória. De acordo com o orçamento que definiu, o Google Ads dá uma estimativa de resultados.

Assim, o anunciante paga somente quando há uma interação, como clicar no anúncio ou visitar o website, por exemplo.

 

Vantagens e Desvantagens

Apesar do crescimento de outras plataformas de anúncios, o Google Ads continua a liderar neste meio. Mas quais serão as vantagens e desvantagens de utilizar esta ferramenta?

Vantagens:

  • Tudo é personalizado. O anunciante investe o que precisa, durante o tempo que precisa.
  • Simples de usar. Sem grandes complicações, o Google Ads dá-lhe tudo o que necessita para conseguir anunciar online. O segredo é saber utilizar as palavras-chave corretas.
  • Planear é sempre o melhor remédio e, apesar de ser uma ferramenta fácil de utilizar, carece de um bom planeamento.
  • O seu negócio em 1º lugar. Independentemente do ranking que o seu negócio está no motor de busca, através do Google Ads irá sempre aparecer no topo.

Desvantagens:

  • Nem sempre investir pouco é o caminho a seguir. Com certeza ninguém deseja investir uma grande quantidade de dinheiro e não obter retorno, porém, dependendo do tipo de segmento, talvez investir um pouco mais do que inicialmente planeado será benéfico.
  • Entender como uma palavra-chave compete no mercado é importante para não investir em vão. O principal objetivo de anunciar o seu negócio é atrair o segmento correto, se utilizar palavras-chave irrelevantes pode acabar por chamar a atenção a um público-alvo que não pretende.
  • É algo que exige tempo e conhecimento. Apesar de ser uma plataforma simples de usar, tem de ter conhecimento de como tudo funciona no online.

    Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
    Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
    +351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
    cicap@cicap.pt

    Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt