O mundo digital está cada vez mais a crescer e entendê-lo é uma necessidade. Ouvimos falar sobre marketing digital e marketing de conteúdos, mas será que são a mesma coisa? O que os distingue?
Antes de explorarmos o que é Marketing Digital, é necessário entender o conceito de Marketing. Segundo a American Marketing Association (AMA), “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos que criam, comunicam, entregam e trocam ofertas que têm valor para os consumidores, os clientes, parceiros e sociedade”. Com isto conseguimos entender que o objetivo fundamental do marketing é criar valor e construir relacionamentos.
Isto aplicado ao mundo digital, significa criar relacionamentos através de meios digitais como SEM, SEO, redes sociais, sites, emails, etc.
O Marketing Digital pode ser considerado como um conceito que abrange outros termos, como é o caso de Marketing de Conteúdos.
Já o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que se foca em criar conteúdo relevante para o público-alvo, de modo a crescer a rede de clientes.
O cliente atual é muito exigente e informado, sabe muito bem aquilo que quer e o que não quer ver como publicidade. A criação de conteúdo para este consumidor tem de transmitir um benefício para o mesmo, caso contrário não terá sucesso.