O fenómeno do e-Commerce

9 Abril, 2021
e-commerce inovlancer

O que é?

e-Commerce, ou comércio eletrónico, consiste na compra e venda de produtos através da internet.

Atualmente qualquer pessoa pode criar o seu comércio online. Para tal, pode recorrer a plataformas de terceiros para a venda dos seus produtos, como o Marketplace ou Shopify, criar a sua própria loja, ou apostar nas redes sociais para vender os seus produtos ou serviços.

 

Vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • Loja disponível 24h, todos os dias;
  • Comodidade para o consumidor: disponível em qualquer altura e lugar;
  • Chega aos 4 cantos do mundo;
  • Fácil acesso a novos mercados com outros produtos e custos mais baixos;
  • É uma forma de criar notoriedade

Desvantagens:

  • Tempo de espera: o processo de entrega de produtos pode ser demorado;
  • Não é possível experimentar os produtos antes da compra;
  • Segurança: muitas pessoas ainda não sentem total confiança e segurança para comprar online.
  • Falta da experiência sensorial de loja: a experiência de compra numa loja não passa somente por comprar um produto. Passar pela experiência sensorial de ouvir, cheirar, sentir, tocar, é algo que muitos não dispensam.

 

O perfil do consumidor

Devido à pandemia o e-Commerce cresceu bastante e em Portugal não foi diferente. De acordo com o portal Portada, em 2020 a quantidade de pessoas no online aumentou para 84%, sendo que cerca de 45% compra online.

A maioria dos consumidores online estão na faixa etária dos 25-44 anos, mas notou-se um aumento de consumidores de faixa etária 45-54, segundo o CTT e-Commerce Report 2020.

 

O que consomem?

Quanto ao que consomem, estudos revelam que houve uma mudança de consumo dos portugueses durante a pandemia. Agora a aposta está nas refeições entregues ao domicílio, produtos alimentares e bebidas. Mesmo assim, produtos como roupa, calçado e acessórios de moda estão na liderança.

 

O que desejam de uma loja online?

O consumidor atual é exigente. Está à espera de encontrar uma boa relação qualidade-preço, bem como ofertas únicas que só possam ser encontradas nas lojas online.

Valorizam a personalização de envio, a segurança e a rapidez. Vivemos na sociedade do agora, por isso trocas, devoluções ou questões importantes devem ser respondidas rapidamente.

    Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
    Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
    +351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
    cicap@cicap.pt

    Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt