O que é?
e-Commerce, ou comércio eletrónico, consiste na compra e venda de produtos através da internet.
Atualmente qualquer pessoa pode criar o seu comércio online. Para tal, pode recorrer a plataformas de terceiros para a venda dos seus produtos, como o Marketplace ou Shopify, criar a sua própria loja, ou apostar nas redes sociais para vender os seus produtos ou serviços.
Vantagens e desvantagens
Vantagens:
- Loja disponível 24h, todos os dias;
- Comodidade para o consumidor: disponível em qualquer altura e lugar;
- Chega aos 4 cantos do mundo;
- Fácil acesso a novos mercados com outros produtos e custos mais baixos;
- É uma forma de criar notoriedade
Desvantagens:
- Tempo de espera: o processo de entrega de produtos pode ser demorado;
- Não é possível experimentar os produtos antes da compra;
- Segurança: muitas pessoas ainda não sentem total confiança e segurança para comprar online.
- Falta da experiência sensorial de loja: a experiência de compra numa loja não passa somente por comprar um produto. Passar pela experiência sensorial de ouvir, cheirar, sentir, tocar, é algo que muitos não dispensam.
O perfil do consumidor
Devido à pandemia o e-Commerce cresceu bastante e em Portugal não foi diferente. De acordo com o portal Portada, em 2020 a quantidade de pessoas no online aumentou para 84%, sendo que cerca de 45% compra online.
A maioria dos consumidores online estão na faixa etária dos 25-44 anos, mas notou-se um aumento de consumidores de faixa etária 45-54, segundo o CTT e-Commerce Report 2020.
O que consomem?
Quanto ao que consomem, estudos revelam que houve uma mudança de consumo dos portugueses durante a pandemia. Agora a aposta está nas refeições entregues ao domicílio, produtos alimentares e bebidas. Mesmo assim, produtos como roupa, calçado e acessórios de moda estão na liderança.
O que desejam de uma loja online?
O consumidor atual é exigente. Está à espera de encontrar uma boa relação qualidade-preço, bem como ofertas únicas que só possam ser encontradas nas lojas online.
Valorizam a personalização de envio, a segurança e a rapidez. Vivemos na sociedade do agora, por isso trocas, devoluções ou questões importantes devem ser respondidas rapidamente.