Provavelmente já ouviu falar de SEO, mas sabe o que significa? Como pode usá-lo a seu favor?
SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimizar um conteúdo online de forma a que o motor de busca mostra-o como resultado principal de forma orgânica (não paga).
Por exemplo, se pesquisar por “café” irá lhe aparecer os principais cafés da sua área. Mas como pode fazer para que o seu negócio aparece primeiro que os seus concorrentes?
A principal solução é melhorar o conteúdo e o design da sua página para que seja encontrada mais facilmente.
Para entender melhor porque é que é tão importante melhorar o seu conteúdo, passamos a explicar como funciona os motores de busca.
Quando pesquisa por algo, o Google passa por 3 processos fundamentais: rastreamento, indexação e exibição de resultados.
O rastreamento é o processo em que os robôs do Google (GoogleBots) identificam as páginas relevantes para o tema que foi procurado. Para que isto aconteça, os bots utilizam algoritmos para determinar a priorização e frequência de indexação.
O Googlebot visita todas as páginas que foram geradas por processos anteriores, verificação se houve alguma alteração e envia essas informações para a indexação, atualizando as informações.
De seguida o Googlebot realiza a análise e o processamento de todas as novas páginas, incluindo todas do seu índice. Este processo é designado de indexação.
Por fim, ocorre a exibição de resultados. Quando fazemos uma pesquisa, uma procura de páginas correspondentes é feita no índice do Google, mostrando os resultados mais relevantes.