Saber gerir o seu negócio online com as tendências que vão surgindo pode ser uma tarefa complicada, mas a Inovlancer está aqui para o ajudar e por isso iremos desvendar algumas tendências de marketing digital para 2021.
Inteligência artificial
Sabemos que o futuro chegou e a utilização de inteligência artificial em negócios não é nenhuma novidade. Contudo, o uso da inteligência artificial no seu negócio traz-lhe a possibilidade de melhorar e otimizar a experiência do utilizador.
Através de processos de machine learning ou sistemas informáticos complexos, pode usufruir de ferramentas como Chatbots.
Um Chatbot é um robô que está disponível dia e noite capaz de manter uma conversa e responder às questões dos seus clientes sem intervenção humana. Os Chatbots vieram da necessidade de criar um relacionamento mais forte e duradouro com o cliente e permitir uma comunicação mais imediata, algo que nos dias de hoje é crucial.
Google My Business
As funcionalidades que o Google+ e Google Places ofereciam em separado convergiram para um único espaço: o Google My Business.
Google My Business é uma ferramenta gratuita da Google que concilia a presença do seu negócio tanto no motor de busca Google como no Google Maps. Com a sua conta Google My Business consegue gerir a relação com os seus clientes, oferecendo informações como a localização, o horário de funcionamento, tipos de serviço, promoções, aparecendo em dois locais distintos a baixo custo.
Além disso consegue saber de que forma os clientes interagem com o seu negócio, podendo ver que fatores podem ser melhorados e onde possui um bom desempenho.
Pesquisas por voz
A crescente demanda pela simplicidade e rapidez de resultados levou a que emergisse a pesquisa por voz. Cada vez mais utilizadores preferem falar para o seu dispositivo ao invés de escrever. É aqui que o seu negócio tem de ser capaz de aparecer nos resultados relevantes ao que é falado pelo utilizador. Aprimorar técnicas de SEO para pesquisas por voz é fundamental para o bom desempenho desta ação!
Conteúdos interativos
Todos gostamos de fazer parte de uma marca ou empresa e que melhor forma de o fazer do que interagindo com a audiência?!
Não precisa se tornar num mestre das redes sociais, use ferramentas que as mesmas já oferecem como lives, vídeos, stories… tudo se torna essencial para estimular a interação com os seus clientes. Algo tão simples como responder a um comentário ou a uma mensagem certamente irá tornar o seu atendimento mais apelativo. Desta forma consegue criar uma forte conexão com quem o segue e criar um word-of-mouth online pela forma como interage com o seu público online.
Por fim, e o mais importante de tudo, deve adaptar as tendências às necessidades do seu negócio e geri-las da melhor forma possível.